segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TERMOACUMULAÇÃO COM GELO


É o processo de fabricação de gelo e armazenamento em grandes tanques durante o período da noite quando a tarifa de energia elétrica é mais barata. 

A fabricação deste gelo ocorre ao passar uma solução de água e etilenoglicol a cerca de – 4 graus C através de tanques isolados com água pura. Essa água pura irá congelar a 0C. O gelo é utilizado durante os horários de pico (17h às 21h), desligando-se os compressores e circulando a água gelada através dos mesmos. 

Os sistemas de armazenamento de gelo são equipamentos que acumulam energia térmica (frio) e têm por finalidade armazenar o frio produzido durante as horas em que a eletricidade é mais econômica (horas de vazio), para posteriormente utiliza-lo no ar condicionado, nas horas em que o tarifa de energia é mais cara (horas de ponta). 

Estes sistemas permitem ainda a redução da potência instalada, evitando também, picos de carga provocados pelo funcionamento do chiller por exemplo . Os links abaixo apresentam estudo sobre instalações de ar condicionado e carga térmica e matéria sobre termoacumulação .
 
www.fem.unicamp.br/~em672/Carga_Termica.PPT

http://www.eletrobras.gov.br/elb/procel/main.asp?TeamID={6781720A-214C-471B-96F1-389CEFE46615}

Nenhum comentário:

Postar um comentário