domingo, 18 de outubro de 2009

EFLORESCÊNCIA E CRIPTOFLORESCÊNCIA NO REVESTIMENTO DE FACHADA


Eflorescência(pontos brancos ) causada por falha de impermeabilização interna na região da cobertura

1-Eflorescências

Uma das principais conseqüências da higroscopia recebe o nome de eflorescências. Elas são manchas, geralmente brancas que freqüentemente aparecem nas superfícies das paredes, tanto nas de pedra como nas de tijolos e nos revestimentos.

Estas manchas são causadas pelos sais solúveis contidos nos materiais da parede e a presença de umidade. A água dissolve estes sais e os transporta através da parede. Ao chegar à superfície, a água evapora deixando como resíduo os sais recristalizados. Estes são na maioria dos casos nitrato e sulfatos alcalinos e de magnésio e, menos freqüentemente, carbonatos. Se entre eles existirem sais férreos, as manchas se aparecerão coloridas com tom amarelado.

2-Criptoflorescências

Os defeitos devidos às criptoflorescências são as conseqüências do emprego de materiais higroscópicos, consistem no descolamento da superfície das pedras;degradação da superfície de alguns tijolos e, nas obras revestidas, no desprendimento parcial ou total destes.

As criptoflorescencias são devidas às mesmas causas que as eflorescências com a diferença que a recristalização dos sais dissolvidos ocorre dentro do material afetado e não em sua superfície, na qual qualquer coisa é notada, até acontecer sua destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário