quinta-feira, 10 de setembro de 2009

INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO E OS PROJETOS GEOTÉCNICOS


Medidor triortogonal para trincas ou fissuras
Fonte :Bureau de Projetos e Consultoria Ltda


Representação gráfica de controle de recalques em pinos instalados em estruturas .
Fonte :Bureau de Projetos e Consultoria Ltda


Placa de recalque
Fonte :Bureau de Projetos e Consultoria Ltda


Pinos de Recalque
Fonte :Bureau de Projetos e Consultoria Ltda




Benchmark(Referência de nível profundo )
Fonte : Bureau de Projetos e Consultoria Ltda .


A instrumentação serve para confirmar as hipóteses adotadas , acompanhar o funcionamento da obra , mostrar desvios e necessidades de ações corretivas , além de servir como alerta da iminência de situações de excesso de deformações ou de ruptura , seja em obras de terra , seja em Edifícios .

Todo projeto geotécnico é baseado em hipóteses e todo trabalho de construção que envolva solo ou rocha implica grau variável surpresa . Materiais naturais são gerados por processos que raramente resultam em condições uniformes . A dificuldade dos procedimentos exploratórios em detectar antecipadamente as possíveis variações de propriedades e condições dos materiais naturais requer que o Projetista assuma hipóteses , que podem ser diferentes da realidade , e que o Construtor escolha equipamentos e procedimentos incompatíveis com a realidade .

Obeservações de campo , incluindo medições quantitativas , provêm os meios com os quais o Engenheiro Geotécnico , apesar das limitações inerentes , pode projetar uma obra segura e eficiente e o Construtor pode construir com segurança e economia . A instrumentação é , portanto , vital para a prática da geotecnia , em contraste com outros campos da Engenharia nos quais as pessoas tem grande controle sobre os materiais que utilizam .

Instrumentos :

1- Marco de recalque

Consiste de um bloco de concreto , provido de um pino com cabeça semi-esférica instalado na superfície do terreno

2-Benchmark

Ponto de referência constituido por uma barra de aço galvanizado instalada na rocha através de perfuração rotativa . O topo deste instrumento é constituido de um pino de apoio de formato semi-esférico .Os deslocamentos são medidos em relação ao BM .

3-Pino de recalque

Instrumento móvel constituido por um pino de aço galvanizado provido de uma rosca e apoio cônico . Esse pino é rosqueado em uma sede instalada previamente em estruturas de concreto , por meio de perfuração e solidarização com argamassa epóxica , permitindo-se a determinação da elevação do ponto através de nivelamento planialtimétrico de precisão .

4-Tassômetro

5-Piezômetro tipo Casagrande

São instrumentos que medem o nível de água .
Consiste tubo em um tubo de pvc perfurado , instalado em furo de sondagem . A região de captação do nível de água é definida como sendo a célula do piezômetro e consiste região do furo preenchida com material muito permeável , geralmente areia grossa ou média .Essa célula deve ser isolada do restante do furo , para que , no caso de haver lençóis empoleirados , se possa determinar o nível piezométrico de cada aquífero separadamente .

4-Inclinômetro

5-Eletroníveis

6-Níveis giratórios a laser

7-Piezômetros pneumáticos

8-Pinos para controle de abertura de trincas

9-Piezômetros elétricos

Fonte : Espaço Natura : A Engenharia do Sucesso -Vários Autores (Frederico Falconi , Waldemar Coelho Hachich , etc )

Um comentário:

  1. PREZADO,

    EXISTE ALGUMA NORMATIZAÇÃO - ABNT SOBRE PIEZOMETROS CASAGRANDE?

    ATT.
    EDUARDO

    ResponderExcluir