quarta-feira, 5 de agosto de 2009

NBR 12779: 2009-MANGUEIRAS DE INCÊNDIO-INSPEÇÃO , MANUTENÇÃO E CUIDADOS




De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada.

O usuário deverá manter em seu poder o certificado válido de inspeção e manutenção de suas mangueiras de incêndio, emitido pela empresa capacitada. Esse documento poderá ser exigido pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura, companhia de seguro ou outras autoridades.

A falta desse documento poderá acarretar a não indenização dos danos pela seguradora. Como responsáveis pela proteção de vidas e patrimônios, o engenheiro, o técnico de segurança ou o síndico responderão por eventuais ações judiciais.

O usuário deve estar atento quanto à aplicação correta das mangueiras tipos 1 e 2.

A mangueira tipo 1 é de uso exclusivo em edifícios residenciais.  Portanto, não pode ser instalada em edifícios industriais, comerciais, prédios de escritórios, shopping centers, lojas, hospitais, cinemas, hotéis ou aeroportos.

Para esses locais a norma estabelece no mínimo mangueira tipo 2 e, no caso de um sinistro, se a mangueira instalada for tipo 1, poderá acarretar a não indenização dos danos pela seguradora. Como responsáveis pela proteção de vidas e patrimônios, o engenheiro, o técnico de segurança ou o síndico responderão por eventuais ações judiciais.

A norma ABNT NBR 12779 recomenda que mangueiras tipo 1 instaladas na indústria ou comércioaté Novembro/98 sejam substituídas por mangueiras tipo 2 no menor prazo possível.

Evite acidentes de trabalho. Fique atento quanto ao uso correto das uniões, seja em mangueiras novas ou em mangueiras usadas. Existem mangueiras utilizadas no comércio ou indústria com data de fabricação anterior a Setembro de 1999 empatadas com uniões de bucha curta. Para a segurança do operador, é importante realizar a sua substituição por uniões 40B ou 65B, conforme anexo C da ABNT NBR 12779.

Caso o estado de uso e desgaste da mangueira seja considerável, planeje sua substituição.





Fonte : ABNT

5 comentários:

  1. gostaria de saber,qual a validade de uma mangueira de combate a incêndio?

    ResponderExcluir
  2. Não há validade desde de que passe por teste periódicos e teste hidrostático anual. A validade é até ela ser reprovada no teste hidrostático.
    Ok?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se existe alguma legislação onde especifique que o abrigo de mangueiras tem que permanecer com 100% de mangueiras ou durante a inspeção/teste hidrostático o abrigo pode ficar com 50% de mangueiras

    ResponderExcluir
  4. o comprimento da mangueira vem se alterando e conseguentemente é fonte de condenação pelas empresas encarregas de manutenção.
    Uma mangueira dentro das dimensões exigidas,quando deve ser substituida por uma outra em virtude de nova regulamentação nas dimensões? Se ela atendia as necessidades para o ambiente em que foi instalada e esse ambiente não sofreu alteração dimensional, porque motivo substitui-la ? Há amparo legal para isso?

    ResponderExcluir
  5. Como a legislação obriga que os abrigos possuam mangueiras de incêndio de acordo com o projeto do local, mesmo que as mangueiras sejam retiradas para realizar o teste, devem ser colocados outras enquanto as originais estiverem em teste hidrostático.

    ResponderExcluir