domingo, 15 de novembro de 2009

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTÁICA : TORRE DE CRISTAL-MADRID






Ficha técnica: Instalação solar fotovoltaica de integração arquitetónica mais alta do mundo, situada a 250m do solo.

Área: 285 m2.

Potência de pico: 32,35KW.


A Martifer Solar foi responsável pela engenharia e montagem da instalação solar fotovoltaica da Torre de Cristal, situada no topo do arranha-céus madrileno com 245metros de altura. A instalação de integração arquitetônica usa silício policristalino com tecnologia vidro-vidro da companhia La Veneciana de Saint-Gobain, empresa que desenvolveu os materiais de construção, parte fundamental do projecto. Esta instalação da Torre de Cristal é até hoje o projeto solar fotovoltaico mais alto do mundo.


A implementação da cobertura solar fotovoltaica foi um grande desafio de engenharia e instalação para a Martifer Solar. A altura e as características do edifício fizeram com que fossem necessários alpinistas para levar a cabo a instalação dos vidros, de 120 kg cada um, que continham as células fotovoltaicas. A somar ao peso dos materiais e à altura da instalação os trabalhadores tiveram que suportar fortes correntes de ar no topo da Torre de Cristal para efectuarem este trabalho. Os engenheiros tiveram de desenvolver um laborioso processo de dimensionamento da instalação para conseguirem a melhor eficiência possível aproveitando a integração total da instalação no edifício.


A cobertura, de 285 m², gera mais de 32 KW, no pico da exposição solar, esta energia é destinada à alimentação do edifício, contribuindo com isto para o seu abastecimento e auto-suficiência energética. A instalação solar fotovoltaica da Torre de Cristal foi um contrato levado a cabo pela companhia vidreira La Veneciana de Saint-Gobain que contratou a Martifer Solar para a execução do projecto e também para a arrojada tarefa de instalação.


Torre de Cristal

Madrid MAD Spain

Status:built
Construction Dates
Began2004
Finished2008
Floor Count45
Basement Floors6
Floor Area59,927 m²
Building Uses
- office
Structural Types
- highrise
Architectural Style
- postmodern
Materials
- glass


Heights
Value
Source / Comments


Roof
249.0 m







Description
Architect: Cesar Pelli & Associates Architects

Google Search




http://www.martifersolar.com/pt/pg/8xlap6b/q/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário