domingo, 3 de janeiro de 2010

GOLPES DE ARIETE EM LINHAS DE RECALQUE


Expansion joints on a steam line that have been destroyed by steam hammer
Fonte : WikiPedia

O caso mais importante de golpe de ariete numa linha de recalque de bombas acionadas por motores elétrico é o que se verifica logo após interrupção do fornecimento de energia elétrica .

A coluna líquida continua a subir pela canalização de recalque , até o momento em que a inércia é vencida pela ação da gravidade .Durante esse período,verifica-se descompressão no interior da canalização .

Em seguida ocorre a inversão no sentido de escoamento e a coluna líquida retorna para as bombas .

Não existindo válvulas de retenção , a bombas começariam , então , a funcionar como turbinas girando no sentido contrário .

Com execeção dos casos em que a altura de elevação é pequena , com descarga livre , nas linhas de recalque são instaladas válvulas de retenção ou válvulas especiais , com objetivo de evitar retorno do líquido através das bombas .

A corrente líquida , ao retornar para a bomba , encontrando a VR fechada , ocasiona o choque e a compressão do fluído , dando origem a uma onda de sobrepressão ( GOLPE DE ARIETE ) .

Se a válvula de retenção funcionar normalmente , fechando-se no momento preciso , o golpe de ariete não atingirá o valor correspondente a duas vezes a altura manométrica .

Se , ao contrário , a VR não fechar rapidamente , a coluna líquida retornará , passando através da bomba, e , com o tempo ganhará velocidades mais altas , elevando-se consideravelmente o golpe de ariete , no momento em a VR funcionar (podendo atingir 300% da carga estática , dependendo do tempo de fechamento ) .

O cálculo do golpe de ariete , geralmente , é feito pelo processo gráfico de BERGERON , SCHNYDER E ANGUS . O livro " Water Hammer Analysis " , de J. Parmakian apresenta exposição geral sobre assunto ( http://www.scribd.com/doc/9471789/Water-Hammer-Analysis-Parmakian?autodown=pdf ) .

Com objetivo de limitar o golpe de ariete nas instalações de recalque , podem ser tomadas a seguintes medidas de proteção :

1- Instalação de válvulas de retenção ou válvulas especiais , de fechamento controlado , de qualidade comprovada ;

2- Emprego de tubulações capazes de resistir à pressão máxima prevista ( geralmente duas vezes a pressão estática ) :

3-Adoção de aparelhos limitadores de golpe , tais como válvulas Blondelet , aparelhos de descarga (purga ou alívio ) , etc .

Fonte :Manual de Hidráulica-Azevedo Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário