domingo, 17 de janeiro de 2010

PRODUÇÃO DE H2S (SULFETO DE HIDROGÊNIO ) NAS ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS

Em cidades planas , com escoamento mais lento dos esgotos e várias estações elevatórias , é muito comum a produção de H2S nos poços de sucção das elevatórias normalmente localizadas dentro das zonas urbanizadas .

Isto, quando ocorre é uma fonte imensa de reclamações por parte da população .

Na cidade de Santos,SP, no poço de sucção de uma das EE constatou-se uma geração de 2 mg/L de H2S , o que obrigou a SABESP a tomar medidas para a inibição da produção desse gás .

Incialmente , a aplicação de oxigênio puro foi utilizado com sucesso , porém , com a produção de nitrato de amônio por uma industria de fertilizantes , próximo a cidade de Santos , a custos mais atraentes , foram desenvolvidas pesquisas com esse produto para controlar a produção de H2S , que apresentaram resulatos positivos .

Com a utilização de dosador de nível constante e aplicando-se uma dosagem de 1,25 mg/L de nitrato de amõnio ao esgoto afluente ao poço de sução da elevatória, conseguiu-se eliminar o problema de odores no local .

Fonte : Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário -M.Tsutiya e Pedro Alem Sobrinho

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Estou a fazer um projecto de acústica para uma estação elevatória.

    Alguém me sabe dizer que procedimento devo seguir?

    Que parte da legislação se aplica a este caso?

    Estou habituada a fazer para habitações, ou fracções inserida num edifício, mas para uma estação elevatória nunca me tinha aparecido.

    Agradeço a ajuda que me possam dar.


    Ass.:CP

    ResponderExcluir