segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO FREE COOLING -ARREFECIMENTO ENTÁLPICO

Justifica-se a utilização do conceito free cooling quando existir operação noturna do sistema de ar condicionado como nos casos de shopping center , hospitais , etc . Preferencialmente , deve haver justificatica econômica .

O free cooling é uma técnica que tem por base a utilização do ar exterior para efetuar o arrefecimento, diminuindo ou eliminando, desta forma, as necessidades de arrefecimento. 

Um free cooling a ar, aproveita o ar fresco do ambiente exterior quando a temperatura se encontra abaixo dos valores seleccionados. 

Um free cooling a água, opera com sistemas de água fria que passa através de um permutador de calor exterior, liberta o calor para fora, onde o ambiente está mais frio, atingindo desta forma a temperatura desejada para a água, sem recorrer à utilização dos chillers. A única energia suplementar é a necessária para fazer circular a água através do permutador de calor.

O free cooling pode , por exemplo , ser utilizado nos fans coils do tipo rooftop ou instalados nos pisos junto à cobertura onde existe a possibilidade de acesso ao ar exterior .

Opcionalmente , o sistema free cooling poderá ser executado por água .Neste caso , circula-se a água de retorno do sisema de expansão indireta por um resfriador evaporativo antes de passar pelos chillers .

Nenhum comentário:

Postar um comentário