domingo, 28 de fevereiro de 2010

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO - POLLING E PEER TO PEER

O protocolo de comunicação é um elemento essencial na configuração do SSCP, devido ao volume de dados  transferidos de um ponto a outro e da possibilidade de os controladores distribuídos terem  informações interdependentes. 
Os links de comunicação podem usar o protocolo de polling ou  de peer-to-peer.  

O protocolo polling é um método de acesso no qual uma estação central, controladora, pede a mensagem das estações componentes de uma rede em uma seqüência pré-estabelecida ou associada dinamicamente. A estação que está sendo questionada, transmite as mensagens que precisa e sinaliza ao final, liberando o acesso, para que a estação na cadeia, num ciclo repetido. Se a estação central cair toda a rede para. 

Já o protocolo peer-to-peer (ponto-a-ponto), é a comunicação entre duas estações diretamente, visando à troca de informações, se a necessidade de passar por uma estação central.

Os sistemas mais antigos utilizavam quase que na totalidade os protocolos de polling, já que a inteligência do sistema e o processamento dos dados residiam no equipamento  central. Atualmente, a maioria dos SSCP usa protocolos peer-to-peer em nível de  gerenciamento e divide o link de comunicação de forma equivalente entre todos os  controladores. 
http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/anais/artigos/eng_elet_automacao/44%20MODULO%20DE%20ACIONAMENTO%20REMOTO%20DTMF.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário