domingo, 21 de março de 2010

GERENCIAMENTO DE ENERGIA- SCHWEITZER ENGINEERING LABORATORIES -SEL


A SEL oferece solução para o gerenciamento completo da energia elétrica nas indústrias. A combinação do Multimedidor SEL-734 e IEDs (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes)  permite realizar:
  • Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica
  • Controle da Demanda / Fator de Potência (FP) /  Nível de Harmônicos
  • Medição de Faturamento classe 0,2%
  • Supervisão e Monitoramento Remoto
Este sistema gera economias na conta mensal de energia, otimização e eficiência do processo produtivo, sem a necessidade de investimento em equipamentos e sistemas específicos, pois os IEDs existentes e necessários em qualquer instalação realizam estas tarefas.
O sistema proposto pode ser aplicado em qualquer segmento industrial, sendo que é possível utilizar os IEDs já existentes. Os ítens que seguem abordam com maiores detalhes as funções e as características do multimedidor e dos outros IEDs.
O multimedidor SEL-734 tem como função realizar a medição dos indicadores de qualidade da energia com recursos de oscilografia e armazenamento de eventos,  controle da demanda, do fator de potência e dos harmônicos, além da  medição de faturamento classe 0,2%.

Para isto, multimedidor tem as seguintes características:
  • Medição da Qualidade da Energia
- Monitora Afundamentos / Elevações de Tensão
- Harmônicos até a 50ª ordem
- Flutuação (Flicker) e Desequilíbrio de Tensão
- Registros de Eventos e Oscilografia
  • Funções de Controle
- Entradas e Saídas digitais expansíveis
- Equações Lógicas Programáveis
- Lógica de demanda preditiva
  • Medição de Faturamento Classe 0,2%
Os IEDs a serem utilizados estão relacionados ao tipo de carga de cada indústria. Os prinicpais IEDs que podem fazer parte deste sistema são: Relés de proteção, PLCs, Controladores de Demanda Convencionais, Controle associado a Retificadores, Inversores de Frequencia, reguladores de tensão, etc.
Os IEDs realizam a medição setorial (de cada carga associada) e fornecem saídas para controle de demanda e alarme. Não é necessário investimento em medidores setoriais, em contatos auxiliares e muito menos em novos TCs e TPs.
A utilização de um concentrador de dados, tipo SEL-3332, permite o envio das informações de todos IEDs de diferentes fabricantes para o sistema de monitoramento, supervisão e controle remoto. O concentrador também realiza o  processamento das lógicas de controle de demanda, sem a necessidade da conexão entre os contatos de entradas e saídas digitais dos IEDs, reduzindo a quantidade de cabos metálicos necessários e aumentando o número de I/O’s disponíveis no sistema.
Os IEDs deste sistema devem possuir fácil integração ao medidor, para comunicação entre estes IEDs. É interessante que os IEDs possuam protocolos de comunicação abertos, como Modbus ou DNP3.0 (serial e ethernet).

http://www.selinc.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário