domingo, 7 de março de 2010

PROTOCOLO MODBUS

Este protocolo(aberto)   foi criado em 1979 pela empresa Modicon, este protocolo permite a comunicação entre diferentes aparelhos interligados em diferentes tipos de redes, atuando na camada de aplicação do modelo OSI (Open Systems Interconnection).  

O ModBus  interage com diversos tipos de redes, tais como RS232, RS485 e TCP, permitindo a comunicação através de redes Ethernet ou até mesmo através  da  Internet. 

Este  protocolo  foi  criado  baseado  na  arquitetura mestre/escravo oferecendo serviços de acordo com códigos de função. Os códigos de função são elementos de Protocol Data Unit (Unidade de Dados do Protocolo) - PDU’s.

Em uma rede de automação, todo equipamento pode utilizar o protocolo Modbus para acionar e/ou iniciar um processo ou uma operação remota. Para cada envio de solicitação de execução de uma ação, uma resposta é dada como retorno, informando o estado daquela solicitação.

Um fator de grande importância para o contínuo uso do Modbus se encontra no fato dele estar implementado na camada de aplicação, o que torna  possível sua integração nos mais variados ambientes de rede. Para que haja integração entre tais tipos de rede, são necessários conversores de protocolo, também chamados de gateways.
 
O protocolo ModBus define uma simplesunidade de dados, chamada de PDU. Este pacote é independente das camadas inferiores de comunicação e está inserido em um outro pacote de informações que varia de acordo com o ambiente. Este pacote mais amplo é chamado de ADU – Application Data Unit (Unidade de Dados da Aplicação). 

 http://www.daeln.ct.utfpr.edu.br/~tcc-daeln/TCCs2007/analiseconsumo.pdfhttp://www.daeln.ct.utfpr.edu.br/~tcc-daeln/TCCs2007/analiseconsumo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário