sábado, 10 de julho de 2010

FUNDAÇÕES EM ROCHA


Perfuração em rocha para injeção


Tratamento da rocha de fundação

1-Injeções de consolidação

A rocha de fundação apresenta-se ,depois da escavação das camadas de terra e de rocha decomposta , mais ou menos fendilhada . Com uso de explosivos na escavação , a estrutura da rocha é danificada e a coesão diminuída . Em certas rochas , principalmente em calcários , encontram-se muitas vezes cavernas de tamanho considerável que , quando situadas em profundidades pequenas , enfraquecem a resistência da fundação .

Todos esses fatos exigem tratamento especial da rocha de fundação e , já na elaboração do projeto , devem ser estudadas as medidas a serem adotadas para restabecer , ao máximo possível , o estado original da rocha ou melhorar as suas condições naturais .

Como medida preventiva , deve ser estabelecido , nas especificações para obras civis , que a última camada da rocha , aproximadamente 50 cm de espessura , acima do fundo da escavação previsto no projeto , deva ser retirada manualmente sem uso de explosivos , ou com uso de explosivos de potência reduzida se a grande compacidade da rocha assim o exigir .

A resistência da rocha fendilhada e deteriorada pela escavação pode ser restabelecida , ou pelo menos melhorada , por meio de injeções de consolidação , usando-se para isso , calda de cimento ou argamassa conforme largura das fendas .No início da injeção, aplica-se calda de cimento proporção de até 1 parte de cimento por 10 de água , para que penetre nas fendas finas ; usa-se depois calda mais rica e, finalmente , argamassa .As injeções são executadas com pouca pressão , alguns quilogramas por centímetro quadrado , depois de cobrir a fundação com uma camada de concreto de espessura suficiente para resistir à pressão das injeções sem ser levantada .

O método de injetar mais apropriado para cada caso será determinado por injeções experimentais. Injeta-se um furo com certa pressão e certa composição de calda de cimento e depois executam-se furos rotativos de sondagem para o controle em várias distâncias do furo de injeção . Os testemunhos retirados do furo mostram até onde a calda de cimento penetrou nas fendas nos sentidos vertical e horizontal e , com isso , verifica-se o efeito da injeção . Esse procedimento pode ser repetido mudando-se as pressões e a composição do material injetado , até chegar ao método que dê maior efeito .Deve ser experimentado , também , o uso de cimentos especiais muito finos e de aditivos químicos que melhorem a fluidez da calda e , eventualmente , aqueles que encurtem tempo de pega .

TEXTO EM CONSTRUÇÃO---------------

Fonte : Gerard P. Schreiber -"Usinas Hidrelétricas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário