segunda-feira, 29 de abril de 2013

A NECESSIDADE DE COADEIRAS(SKIMMER) NAS PISCINAS E A NBR 10339- PROJETO E EXECUÇÃO DE PISCINAS -SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO E TRATAMENTO


Skimmer ou Coadeira de Boca Larga

A NBR 10339 exige a instalação de Coadeira (Skimmer) conforme descrito no ítem 4.7.3 .

As piscinas dos Prédios são classificadas na Norma como Residenciais Coletivas (01 Coadeira/75 m2 de área de superfície de água )

A maior contaminação das piscinas ocorre na superfície onde temos a contribuição do ar (poluição atmosférica ) e dos usuários ( cabelos , secreções e protetor solar ) . As Coadeiras qdo instaladas adequadamente colaboram decisivamente na limpeza de superfície das piscina .

Abaixo texto da NBR 10339:1988 

Fonte : ABNT

1 Objetivo

Esta Norma fixa as condições exigíveis quanto à maneira e aos critérios pelos quais devem ser projetados e  construídos os sistemas de recirculação e tratamento de água de piscinas, para atender às exigências técnicas de higiene, segurança e conforto dos usuários. 

4 Condições gerais
 
Aplicam-se às piscinas, projetadas e executadas conforme a NBR 9818, de acordo com a classificação estabelecida na NBR 9819, as prescrições indicadas a seguir.


4.7.3 Coadeiras

4.7.3.1 As barragens flutuantes das coadeiras devem ajustar-se automaticamente a variações do nível da água de 100 mm no mínimo, operando com vazão entre 4,5 m3/h e 7 m3/h. As barragens basculantes devem ter pelo menos 180 mm de largura, com folga lateral máxima de 3 mm em relação ao corpo da coadeira. As barragens circulares devem ter pelo menos 100 mm de diâmetro e folga máxima de 1,5 mm em relação ao corpo da coadeira.

4.7.3.2 As coadeiras devem conter em seu interior uma tela ou um cesto coletor, de fácil remoção e limpeza, com dimensão máxima das aberturas de 7 mm, pelo qual deve passar toda água que fluir pelas barragens flutuantes.


4.7.3.3 Obtém-se um bom desempenho de funcionamento instalando-se:
a) em piscinas públicas, coletivas, de hospedaria e residenciais coletivas - uma coadeira para cada 50 m2 de superfície de água;
b) em piscinas residenciais privativas - uma coadeira para cada 75 m2 de superfície de água.


4.7.3.4 As coadeiras devem ser distribuídas de forma a assegurar uma perfeita limpeza da superfície da água, devendo-se levar em conta o esquema de circulação adotado, o formato do tanque e a direção dos ventos predominantes.

Fonte : NBR 10339:1988 -Projeto e Execução de Piscinas-Sistema de Recirculação e Tratamento . 

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=5417 

Nenhum comentário:

Postar um comentário