sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EXEMPLO DE QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE UMA RESIDÊNCIA AMERICANA COM DR


 No QDE acima  DR em destaque com as inscrições RCD( residual current device )

 A função do DR é monitorar o ”balanceamento” entre a corrente que “entra” e a que ” sai” pela fiação ou seja, a corrente que vem pelo fio fase e o que retorna pelo condutor neutro ou outra fase.

 Quando ocorre um choque elétrico ou uma fuga para a Terra por qualquer motivo, o DR desarma o circuito protegendo o usuário. 

Por norma, o uso de DR é estritamente obrigatório no esquema TT, e é a única forma de se proteger o usuário nesse topologia.

 Mesmo que o aterramento TT apresente uma resistência elevada, digamos uns 800 Ohms, um dispositivo DR de alta sensibilidade (30mA) é capaz de proteger o usuário de imediato . 

5 comentários:

  1. O desbalanceamento de uma das fases somente, pode vir desarmar o DR? Estou trabalhando num quadro de força com tensão 380/220VAC. Analisando o QDGE, no barramento neutro, disponho de uma corrente de 4, 5 em uns do fios neutros... os que distribuem para os demais quadros. Mas, tal corrente no neutro é normal? A Julgar a tensão do sistema?
    Outra coisa é: Estou com uma das linhas de fase (Lf1) = linha de fase 1, com muito elevada, no meu ponto de vista, Ex.: L1=8 a 12A; L2 e L3 = 5A
    ------------------------------------------
    -esta diferença seria capaz de ocasionar o desbalanceamento do DR?

    Aguardo... Obs, o desarme ocorre quando aciono um dos ar-condicionado... mas já foi verificado o mesmo e não encontramos nada de anormal... Help.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque atua sobre a diferença entre a corrente das três fases juntas e a corrente que retorna pelo o neutro, o mesmo só será ativado se apos ele tiver alguma fuga de corrente e está fuga ultrapasse o valor de atuação do mesmo.

      Excluir
  2. O desbalanceamento não desarma o DR, apenas a diferença de corrente entre o entra no DR e o que sai do DR. Se voce ou alguém tiver ligado o neutro no lugar do terra o DR poderá desarmar, dependerá de como estão ligados seus circuitos. Se voce ligar o neutro ao terra ele tbm desarma.

    ResponderExcluir
  3. veja com alicate amperimetro se a amperagem esta correta ou se esta elevada pois se o compressor estiver sobrecarregado o disjuntor dr ou nao ira desarmar

    ResponderExcluir