quarta-feira, 9 de março de 2011

FORNO DE ENSAIO DE RESISTÊNCIA AO FOGO

Forno de ensaio de resistência ao fogo para  pilares no Japão .


As grandes questões do desempenho dos componentes da edificação têm encontrado soluções nos laboratórios quando os materiais, produtos e sistemas são ensaiados e sua conformidade é  verificada com as normas técnicas. 

Esse procedimento é fundamental para o desempenho da segurança contra incêndio em edificações.

A exigência de ensaios laboratoriais pelos regulamentos compulsórios também vem contribuindo para a melhoria da segurança contra incêndio da edificação.

O número cada  vez  mais expressivo de normas técnicas de desempenho de produtos, sistemas e instalações, além das normas de  vistoria e manutenção, editada pelo CB    Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, demonstra o avanço da área técnica na prevenção de incêndio e proteção contra incêndio.

Tanto o regulamento compulsório como as normas técnicas vêm exigindo que os laboratórios se modernizem para atender a essa realidade brasileira.

Os laboratórios de reação ao fogo e resistência ao fogo existentes no Brasil são: Laboratório de Ensaios de Fogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas  IPT  do Estado de São Paulo e o Laboratório de Tecnologia do Ambiente Construído  LASC  de Furnas Centrais Elétricas, em Aparecida de Goiânia, em Goiás.

O laboratório de resistência ao fogo está ainda incompleto pela falta de fornos para vedação horizontal, lajes e  vigas  e para pilares em ambas as instituições.

O IPT tem infra estrutura para ensaios de chuveiros automáticos sprinklers , mangueiras para combate a incêndio, ensaio de fogo de e extintores portáteis e ensaio de fogo de alguns itens dos detectores de incêndio.

Faltam ainda laboratórios para vários itens da segurança contra incêndio, tais como: EPI equipamentos de proteção respiratória, guarnições de combate a incêndio, escadas, botinas, cintos, roupas para combate a incêndio, LGE   líquido gerador de espuma, toxicidade dos gases da combustão, exaustores de fumaça para saídas de emergência, mangotinhos,hidrantes,  válvulas e muitos outros itens.

A verificação do desempenho dos dispositivos e equipamentos que são  utilizados na segurança contra incêndio trará como benefício o desen volvimento tecnológico pela melhoria da qualidade, ampliação do mercado e  a especialização da mão de obra  projetistas,fornecedores, instaladores e serviços de manutenção . Tudo isso dará maior segurança nas edificações, portanto menor perda de  vidas e de patrimônios.

Fonte :" A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO BRASIL "-Valdir Pignata e outros Autores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário