domingo, 10 de abril de 2011

MARCA DE QUALIDADE LNEC PARA EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO



A Marca de Qualidade LNEC (MQ LNEC) para empreendimentos da construção, criada em 1990 através do Decreto-Lei nº 310/90, de 1 de Outubro, culmina um processo de certificação da qualidade pelo LNEC, que dá corpo a uma ideia ambiciosa e inovadora de aplicar aos empreendimentos em questão - considerados de forma integrada como produtos finais de todo o processo construtivo - os modernos conceitos de gestão e garantia da qualidade.

No diploma acima referido, que criou a MQ LNEC, foi cometida ao LNEC a responsabilidade da sua concessão e foram estabelecidos os princípios e condições a observar para o efeito, mencionando-se designadamente os objectivos e os benefícios esperados, as condições de acesso, o campo de aplicação, os intervenientes no processo e os requisitos gerais para essa concessão.

Características e objectivos da MQ LNEC
 
Sendo um empreendimento da construção o resultado final do processo construtivo, a certificação da sua qualidade terá de cobrir as diferentes fases desse processo, desde a promoção e o projecto até à execução da obra, incluindo também os materiais, componentes e equipamentos de construção que nele venham a ser utilizados.

A Marca de Qualidade LNEC tem carácter voluntário e é facultada aos empreendimentos da construção públicos ou privados para os quais, no início do processo construtivo, os respectivos donos-de-obra requeiram a sua concessão.
Com a concessão da MQ LNEC, visam-se os seguintes objectivos:
  • a efectivação de um plano geral de garantia da qualidade tendo em vista o cumprimento das disposições contratuais, legais e regulamentares aplicáveis e das especificações técnicas, bem como a prática das boas regras da arte;
  • níveis acrescidos de satisfação em relação aos requisitos exigidos na legislação;
  • a redução do risco de danos associados aos empreendimentos, nomeadamente devidos a anomalias no processo construtivo;
  • condições favoráveis à redução dos prémios de seguros de responsabilidade e de construção.
  • http://www.lnec.pt/qpe/marca/marca_qualidade_lnec 
  • Fonte: Laboratório Nacional de Engenharia Civil 

Um comentário:

  1. por acaso sabe como posso conseguir a Ashrae 90.1 em português para certificação LEED?

    ResponderExcluir