domingo, 24 de julho de 2011

AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DE PEÇAS CONSTRUIDAS COM LOTES DE CONCRETO NÃO CONFORME

Tendo ocorrido lotes não conformes, ou seja com fck,est < fck  ,de acordo com a NBR 12655:2006, deverá ser feita a verificação do projeto para determinar se a parte da estrutura executada com esse lote pode ser considerada aceita, levando em conta os valores obtidos nos ensaios de controle.

Em caso negativo, deverá ser feita uma nova análise estrutural pelo engenheiro responsável pelo projeto da estrutura, com o objetivo de verificar o atendimento dos estados limites último e de serviço das peças estruturais construídas com esse lote,levando em conta as resistências obtidas por meio de ensaio de testemunhos extraídos da estrutura de acordo com a NBR 7680(atualmente em revisão).

Deve-se evitar extrair testemunhos de lajes. Sempre que houver necessidade de investigar a resistência do concreto de lajes, deve-se procurar fazer a extração de alguma viga que foi concretada junto com a laje.
Não há necessidade de se extrair testemunhos de todas as peças estruturais em estudo.

Não há motivo para se extrair mais de um testemunho de um mesmo local, pois eventuais defeitos dos testemunhos extraídos serão visíveis e, quando houver dúvidas, sempre poderá ser extraído um novo testemunho nas imediações daquele que possa estar sob suspeição.

Os equipamentos empregados para extração deverão estar bem calibrados evitando vibrações excessivas, falta de paralelismo das faces e outros defeitos nos testemunhos. Além disso, as armaduras deverão ser preservadas por meio da correta locação com uso de pacômetro de precisão ou, eventualmente, remoção parcial do cobrimento para identificar o real posicionamento das barras.

No caso de pilares, se houver a necessidade da retirada de mais de um testemunho, os mesmos deverão estar no mesmo prumo, para não reduzir exageradamente uma seção da peça, e afastados entre si pelo menos um diâmetro do testemunho, dando preferência a extrair do terço médio logo acima do fim das barras de traspasse.

Recomenda-se que o laboratório responsável pelas extrações faça parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio.
De cada betonada (caminhão) sob suspeição deverá ser extraído o número mínimo de 3 testemunhos  homogeneamente distribuídos. A resistência característica de cada betonada para efeitos de verificação da segurança estrutural pode então ser estimada por:

fck,est = C1·C2·C3·fcm,ext

fck,est =resistência característica estimada para verificação da segurança.

fcm,ext =resistência média dos testemunhos extraídos da betonada lançada

No Link abaixo , continuação desse texto clicando na coluna PUBLICAÇÕES ,à esquerda, no título "RECOMENDAÇÕES ABECE ANÁLISES DE CASOS DE NÃO CONFORMIDADE CONCRETO"


Fonte: ABECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário