sábado, 18 de agosto de 2012

DESLIZAMENTO DE TALUDE SOBRE EDIFÍCIO RESIDENCIAL

Foto: Portal Taboanense
Taboão da Serra possui várias áreas classificadas como de risco de desabamentos em casos de chuvas fortes, os moradores do condomínio Residencial Vitória no Intercap também vivem o drama de terem suas residências afetadas por deslizamento de terra. Na terça-feira (18), a Defesa Civil e o Instituto Geológico de São Paulo, interditaram o bloco II do condomínio, assim como algumas casas próximas, devido ao risco iminente de desabamento do talude.




Em 2004 aconteceram os primeiros deslizamentos. “Na época o proprietário colocou uma malha de concreto sobre o talude, isso durou até o dia 25 de janeiro de 2010 quando ocorreu um novo deslizamento, uma coluna entrou na unidade 2B, um andar inteiro foi interditado e uma pequena parte do estacionamento também”, relatou a advogada Alessandra Silva Maciel.(24/01/2011)

Fonte:Portal Taboanense
http://www.otaboanense.com.br/noticia/4116/moradores-do-intercap-correm-riscos-com-deslizamento-de-terra/


ATENÇÃO : Necessário atendimento à NBR 11682:2009-ESTABILIDADE DE ENCOSTAS ao considerar taludes expostos como solução técnica e definitiva,por exemplo, a fim de evitar estruturas de contenção além das providências de proteção superficial e drenagem.

7.3.7-Fatores de segurança


Fonte:NBR 11682:2009-Estabilidade de Encostas


Fonte:Marcelo Valladão
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/2026/condominio-no-intercap-sofre-com-negligencia-de-construtora/

NBR 11682:2009-ESTABILIDADE DE ENCOSTAS-ABNT

Esta Norma prescreve os requisitos exigíveis para o estudo e controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas. Abrange, também, as condições para estudos, projeto, execução, controle e observação de obras de estabilização.

Não estão incluídas nesta Norma os requisitos específicos aplicáveis a taludes de cavas de mineração e a taludes de barragens, de subsolos de prédios e de cavas de metrô, a aterros sobre solos moles e de encontro de pontes, bem como qualquer outra situação distinta que não envolva encostas.

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=51490

Nenhum comentário:

Postar um comentário