domingo, 26 de agosto de 2012

PROVA DE CARGA ESTÁTICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE CÉLULA EXPANSIVA HIDRODINÂMICA

Foto1-Prova de carga em estaca hélice contínua através da utilização de células expansivas hidrodinâmicas

Foto 2-Leitura de prova de carga

A idéia principal da Célula é a utilização do próprio elemento de fundação a ser testado como sistema de reação do teste, eliminando assim os altos custos dos sistemas convencionais (cargueiras, tirantes ou estacas de reação).

Este teste consiste na colocação de macacos hidráulicos (Células) no interior da estaca a ser testada, quando de sua concretagem ou cravação, numa posição previamente calculada, para permitir que um atrito lateral máximo seja um perfeito sistema de reação para suportar a solicitação de carga na ponta (base) da estaca.

Além do baixo custo do sistema, principalmente para cargas maiores onde se torna técnica e economicamente inviável a realização de testes convencionais, podemos citar como principal virtude a total segurança durante todas as fases deste teste, se destacando por sua elegância e simplicidade.

Outro grande diferencial deste método é a possibilidade de levarmos este teste ao valor máximo de ruptura da interação solo-fundação, sem necessariamente elevar o seu custo.

A Prova de Carga Célula Expansiva Arcos, vêm ganhando mercado principalmente em cima do PDA, aonde dependendo da quantidade de ensaios a ser realizado consegue viabilizar via Célula Expansiava Arcos todo o processo de Prova de Carga Estática. 

Geralmente o trabalho de uma Prova de Carga Estática Célula Expansiva Arcos dura 2 (dois) dias, sendo o primeiro para colocação do nosso equipamento e o segundo para a leitura dos recalques. (0bs: 0 dia de leitura gira entre 7 a 10 dias após a colocação de nossos equipamentos.).
Fonte: ARCOS Engenharia de Solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário