sábado, 8 de setembro de 2012

CUIDADO NA APLICAÇÃO DA NBR 5419:2005-PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS


REF:NBR5419:2005-ANBT/ANEXOB

Figura B.1-a)Mapa de curvas isocerâunicas -Brasil/NBR 5419:2005

Alguns Empreendimentos(torres residenciais com até 5 pavimentos) estão sendo entregues sem sistema de SPDA(SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS) devido possibilidade abordada pelo ANEXO B-"MÉTODO DE SELEÇÃO DO NÍVEL DE PROTEÇÃO(NORMATIVO)" da NBR 5419:2005 .

Importante e  necessário utilizar com critério o método de cálculo definido no Anexo B e o bom senso na tomada de decisão para os casos com possibilidade de não projetar SPDA .

Além disso, o projetista de SPDA deve sempre ter em mente que,por tratar-se de um sistema de proteção à vida e ao patrimônio ,a instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas deve ser sempre recomendada,independente de qualquer situação .

O ELAT(http://www.inpe.br/webelat/homepage/) possui grande quantidade de informações sobre o comportamento dos raios e as alterações climáticas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo .

O Anexo B da NBR5419:2005 apresenta cálculo probabilístico para determinar a necessidade de instalação de SPDA.Leva em conta o local onde a edificação será construida bem como aspectos físicos da edificação e seus arredores;

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1106

Nenhum comentário:

Postar um comentário