sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CONCRETAGEM DE BLOCO DE FUNDAÇÃO COM TÉCNICA DE RESFRIAMENTO ATRAVÉS DE GELO




Fonte:Ricardo Thiessen/Comunidade TQS

A concretagem do maior bloco de fundação do edifício Universe Life Square (THÁ/ROSSI), que será o prédio mais alto de Curitiba e da Região Sul do Brasil, foi realizada no último dia 21 de maio(2011).

O prédio terá 156 metros de altura e 44 pavimentos. O bloco de fundação possui aproximadamente 800 m³ de concreto, com 3 metros de altura e 120 toneladas de aço. Foram descarregados cerca de 100 caminhões betoneira e a concretagem levou cerca de 12 horas quase ininterruptas.

Devido às grandes dimensões do bloco, foi realizado um estudo térmico e uma dosagem especial do concreto, visando evitar fissurações de origem térmica, pela empresa DAHER Tecnologia em Engenharia, estando à frente desses estudos o Eng. César Zanchi Daher. O concreto, com fck de 40 MPa, fC3 de 25 MPa e abatimento de 220±30mm, foi produzido com a adição de gelo e cimento pozolânico, visando realizar a redução da temperatura do concreto e do gradiente térmico entre a superfície e o centro do bloco, técnica muito utilizada na construção de usinas hidrelétricas.

O controle tecnológico, também realizado pela DAHER Tecnologia, incluiu o controle de carregamento dos caminhões na central de concreto (ENGEMIX), a monitoração das temperaturas de descarga do concreto e do concreto em diversos pontos do bloco. O diretor técnico do IBRACON-PR e sócio da DAHER Tecnologia, Eng. Cesar Henrique Sato Daher, esteve presente na ocasião para acompanhar o processo.
Fonte:IBRACON NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário