sábado, 3 de novembro de 2012

NECESSIDADE DE PROJETO ESPECÍFICO PARA PISO DE SUB-SOLO APOIADO SOBRE TERRENO

                            Fig. 9.1-Esborcinamento 

Ref: Manual Gerdau

1-Fig. 9.1-Esborcinamento do piso devido ausência de dispositivo para transferência de cargas entre as placas(barras de transferência) ;

2-Fig. 9.2-Piso com barra de transferência adequadamente dimensionada tem assegaurada a vida útil da pavimentação em concreto ;

3-Importante minimizar o número de juntas .Recomenda-se a relação entre comprimento e largura 1:1,5;

4-Patalogogia frequente em pisos novos : superfície do piso frágil com desprendimento de pó e alguns casos com exposição prematura dos agregados graudos.

O ACI 302 [1996] e o ACI 201 [1992],tratam os endurecedores líquidos de superfície unicamente como sistema de tratamento para recuperação de pisos com deficiências quanto ao desgaste por abrasão e formação de pó.
Os endurecedores a base de silicatos e fluorsilicatos têm praticamente o mesmo desempenho.

5-Projeto específico :Não é cultura do mercado imobiliário a realização de projeto técnico para execução do piso de concreto sobre o solo o quem tem resultado em várias patologias .

Um comentário:

  1. O projeto para piso de concreto é primordial, existem várias empresas executoras de piso em concreto que desaconselham executar piso sem projeto específico e consultoria.Um projeto custa muito barato em relação ao valor da obra.

    ResponderExcluir