terça-feira, 2 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA VITAL DA EQUIPOTENCIALIZAÇÃO

http://midimagic.sgc-hosting.com/gndhaz.htm

 I-Operação insegura(figura à esquerda)



Aqui está um exemplo de uma operação insegura. O sistema elétrico de uma casa está apropriadamente conectado ligado à Terra no ponto da entrada elétrica. Mas uma cerca de metal perto da casa está conectada à Terra pelas estacas, mas não está equipotencializada com a malha de terra do sistema elétrico. Ai vai uma história triste:

1-Nossa pobre vítima está lixando a tinta velha da cerca com uma ferramenta elétrica.

2-Um acidente bem longe da casa coloca em curto-circuito o fio Fase com o Neutro do circuito alimentador de 4000 volts.

3-Centenas de amperes de corrente fluem instantaneamente. Com apenas alguns Ohms de resistência das linhas de força, os 4kV são divididos ao longo do comprimento dos fios.

4-A malha de aterramento do poste do transformador, da casa e a ferramenta elétrica, são elevados para 1000 volts acima do potencial da Terra pela alta corrente e tensão derramada em cima do condutor neutro.

5-Em razão da cerca NÃO ter sido colocada num potencial acima da Terra, ela AINDA ESTAVA NO POTENCIAL DA TERRA!

6-A conexão entre 1000 volts da ferramenta e a cerca atada na terra, foi completada pela pobre vítima, eletrocutando-a.

7-O fusível lá no início do circuito estoura, pondo um fim na elevação de tensão e corrente do sistema elétrico da residência. Para-médicos chegam na cena sem idéia da razão da vítima ter sido eletrocutada, já que nenhuma falha pode ser encontrada do sistema elétrico da ferramenta.
Muitas eletrocuções sem causa aparente são causadas por esse efeito. Este website, em conjunto com históricos de companhias, podem ser usados para identificar a causa de tais fatalidades. Observe que uma descarga atmosférica produz o mesmo efeito, mesmo longe do local de impacto do raio.


http://www.htforum.com/vb/showthread.php/104249-A-import%C3%A2ncia-da-equipotencializa%C3%A7%C3%A3o-de-aterramento 

Caixa de equipotencialização com barramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário