sábado, 13 de abril de 2013

FALTA DE SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE PISCINAS :UM PROBLEMA RELACIONADO À PROJETO E EXECUÇÃO


Figura 20 — Dimensões dos volumes para reservatórios de piscinas e lava-pés(Fonte:NBR 5410) .

 Figura 21Dimensões dos volumes para reservatórios acima do solo(Fonte:NBR 5410) .


Os números de acidentes relacionados às instalações elétricas em piscinas são muito significativos.Mesmo a NBR 5410(Instalações Elétricas de Baixa Tensão) definindo as prescrições técnicas necessárias para esse tipo de ambiente,a desobidiência à norma é clara e  evidente .
 
Para caracterizar a instalação dos sistemas elétricos em piscinas, NBR 5410 considera a existência de 3 volumes, conforme as figuras 20 e 21, chamando-os de volume 0,1e 2. O volume 0 corresponde ao interior do reservatório (piscinas ou lava-pés) e os volumes 1 e 2 estão localizados em suas adjacências de acordo com as distâncias horizontais e verticais definidas nas figuras 20 e 21.


Essas figuras são partes integrantes de  diversas normas e códigos de instalações  e até mesmo em legislações específicas de vários países.


Para os volumes 0 e 1, é permitida somente a instalação em extra-baixa tensão, com separação elétrica, em tensão menor ou igual a 12 V em corrente alternada, e 30 V em corrente contínua. A NBR 5410 utiliza a denominação SELV(separated extra low voltage).


Para o volume 2, caso não seja aplicado o mesmo tipo de instalação em extra-baixa tensão, permite-se a instalação em baixa tensão, desde que os circuitos possuam ligações equipotenciais e estejam protegidos por dispositivos DR (corrente diferencial residual não superior a 30mA).


Além disso, definem-se os graus de proteção dos componentes a serem instalados dentro desses volumes como as luminárias subaquáticas(deve-se sempre evitar a sua instalação) , interruptores e tomadas de corrente, estes,por exemplo, com pelo menos a proteção contra aspersão deágua (IP X4).


Portanto ,conclui-se que nas proximidades das piscinas todos os componentes devem ser de utilização específica, não cabendo em nenhum caso, interruptores e tomadas de uso convencional .
 Para adequado dimensionamento , deve-se consultar: 
1- NBR 5410-Instalações Elétricas de Baixa Tensão;
2- NBR 13570- Instalações elétricas em locais de afluência de público – requisitos específicos;
3-NBR IEC 60529-Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos – código IP;
4-IEC 60598-2-18 Lluminárias para piscinas e instalações similares

Abaixo ,duas reportagens sobre acidentes em piscinas .

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,medalhista-sofre-choque-eletrico-em-piscina-na-australia,s,medalhista-sofre-choque-eletrico-em-piscina-na-australia,11207,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário