segunda-feira, 29 de abril de 2013

SEGURANÇA EM PISCINAS -LIMITAR AS VELOCIDADES DA ÁGUA




Fonte : SODRAMAR
http://www.sodramar.com.br/Categoria.asp?catCodigo=29&acao=Categorias 

Esquema de instalação hidraúlica em piscina .Por motivo de segurança projetar , no mínimo, 2 ralos de fundo interligados .


Toda instalação hidráulica em piscinas deverá seguir as normas que constam na ABNT prescristas na NBR 10.339:1988-Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento - Procedimento


De acordo com NBR 10339:1988 deve-se limitar as velocidades nas tubulações e dispositivos do sistema de piscinas por motivos de segurança .

4.7.2.1 Os ralos de fundo devem ser cobertos por grades ou tampas, cuja aberturas tenham no máximo 10 mm de largura, executadas de forma a evitar a entalação de dedos,
brinquedos ou outros objetos, e que possam ser removidas mediante o uso de ferramenta. A velocidade da água através das aberturas das grades deve ser no máximo de 0,6 m/s. O formato das tampas utilizadas nos drenos antiturbilhão deve ser adequado para dificultar sua completa obstrução e permitir que a água flua sem provocar a formação de vórtices.

4.12.2 As velocidades máximas nas tubulações não devem ultrapassar 1,8 m/s no conjunto de sucção nem 3,0 m/s no conjunto de recalque.

Fonte:NBR 10.339:1988-Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento - Procedimento.
http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=5417

Nenhum comentário:

Postar um comentário